domingo, 23 de junho de 2013

Vamos de bike? Benefícios do ciclismo.


Qual mesmo é a receita para se ter uma vida saudável? A verdade é que não há fórmula mágica, devemos aliar uma alimentação equilibrada à prática regular de atividades físicas. Fuja daqueles que propõem algo radical e muitas vezes milagroso para o emagrecimento, nosso corpo é apenas reflexo do estilo de vida que temos!

Por isso que nosso blog levanta a bandeira "Mudando Hábitos", é isso que nos proporcionará um corpo saudável e uma forma física legal! 

Se você assim como eu, tem ou tinha uma vida sedentária e uma alimentação totalmente desregulada, pense primeiro na sua saúde, o corpitcho vem como consequência! É preciso sim muita força de vontade e paciência, e não esquecer que em alguns momentos podemos deslizar, mas o mais importante é levantar e recomeçar novamente e NUNCA desistir! Eu já estou no 2º mês, vamos juntos?! 

Há 2 semana inclui na minha rotina a prática do ciclismo, ainda de leve pois acho que eu não andava de bicicleta desde os meus 9 ou 10 anos, então já viu, a resistência ainda é bem baixa! Me encantei com os benefícios desse esporte, e resolvi compartilhar!



Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta o corpo todo. Abaixo uma lista das principais vantagens de andar de bicicleta.

Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas e endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Reduz colesterol e triglicerídeos: Com a prática de ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é o fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

Aumenta a imunidade: Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 


FIQUEM DE OLHO

- É preciso ter consciência de sua capacidade física;
- Para evitar as lesões musculares alongue-se antes e depois (post sobre alongamento AQUI);
- Nunca pedale com a ponta dos pés;
- Verifique se os pés estão fixos nos pedais;
- Esteja bem alimentado e beba muita água durante a atividade.


Há uma variedade enorme de modalidades esportivas, escolha a que te proporciona mais prazer, o que não vale mais é ficar parado!

Bjs. ;)

Videozinho sempre é bom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...