quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mitos e Verdades Sobre o Que Comer a Noite

Você tem dúvidas sobre o que comer à noite


Levante o primeiro garfo quem nunca se questionou ou já ouviu inúmeras opiniões sobre refeições noturnas! São coisas do tipo "Ficar sem jantar vai me ajudar a emagrecer?". Pra ajudar a esclarecer dúvidas dessa natureza vou postar aqui essa entrevista com uma nutricionista que fala sobre o que é mito e o que é verdade a respeito de refeições no período da noite.

1. Ficar sem jantar vai me ajudar a eliminar peso?
O jantar é uma refeição indispensável, é um erro deixar de realizar esta refeição pensando em eliminar peso. É importante comer de forma balanceada nas refeições principais, que são: café da manhã, almoço e jantar. Não deixe de acrescentar ao seu prato alimentos ricos em fibras, que possuem alto índice glicêmico e dão uma sensação de saciedade maior evitando a fome alguns minutos depois do jantar.

2. Posso comer carboidratos após as 18 horas?
O carboidrato é um nutriente essencial que deve estar presente em todas as refeições. É mito que não se pode comê-los após as 18 horas. Não há nenhuma comprovação de que isso seja prejudicial a saúde, deve-se consumir alimentos que possuem carboidratos, desde que seja em quantidade adequada. 

3. Tenho vontade de comer a noite. Como posso controlar isso?
Algumas pessoas reclamam que não conseguem fazer dietas, por sentir muita fome à noite. Controlam a alimentação o dia todo, mas quando chegam em casa à noite, colocam tudo a perder. 
Isso pode se dar por diversos motivos, talvez seja porque você não realizou todas as refeições durante o dia e sentiu mais fome. Por exemplo, o fato de não ter feito o café da manhã, que é uma refeição importante, pode fazer com que você mesmo inconscientemente, recompense durante a noite.

O importante é tentar identificar o motivo e mudar a situação aos poucos. Realize todas as refeições diárias (de 5 a 6) e procure distrair-se quando surgir aquela vontade de comer um docinho. Vá ler um livro, escutar uma música, brincar com as crianças, passear com o cachorro, enfim, vale de tudo para evitar comer em excesso. 

Agora, se esta vontade de comer se tornar incontrolável e o consumo for voraz, com grande quantidade de alimentos, isso pode ser indicativo de uma doença chamada compulsão alimentar. Na dúvida, consulte um psicólogo, além de nutricionista que poderá orientá-lo adequadamente.

** DICAS GERAIS **

Se você for sair a noite, não deixe de jantar. Se for a uma festa, onde sabe que irá comer, antes de sair de casa coma uma salada, fruta, algo que alimente pra que você não chegue a festa com fome e não corra o risco de exagerar nas porções. 

Tente jantar até as 21 horas, para que haja algum tempo para a digestão antes de dormir. Para colaborar com a digestão, opte por alimentos mais leves, evite gordurosos, frituras e molhos. 

Segue um vídeo sobre quais os alimentos podemos comer a noite para não engordar. 



Espero ter ajudado com essas informações. Lembrem que estamos juntos nessa jornada. Foco e perseverança à todos nós. Bjs. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...