quinta-feira, 13 de junho de 2013

Não boicote sua dieta - Os erros mais comuns de quem quer emagrecer



O ponteiro da sua balança não tá saindo do lugar apesar de você viver sempre de "dieta"? Você mesmo é quem pode estar boicotando-a! A nutricionista Sônia Almeida faz alguns comentários sobre alguns erros que cometemos quando decidimos diminuir nosso peso, provocando na maioria das vezes o efeito inverso.


Algumas pessoas me perguntaram o por quê do blog ter como título "Não faça dieta, mude hábitos". Quando menciono a palavra dieta, estou me referindo as 1001 doidices que muitos de nós cometeu, ou comete ainda, na busca de diminuir o peso e ter um corpo mais legal. Em alguns posts falo em dieta novamente, mas com uma conotação bem diferente, aqui  me refiro aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa pode ter uma dieta específica, seja para emagrecer, manter ou engordar (saudável, ou não).


Os erros que cometemos:

-Dietas muito restritivas.
 "Nessas dietas desesperadas a pessoa perde principalmente água e músculos. Consequentemente, recuperar os quilinhos a mais é muito mais fácil."

-Fazer jejum.
"Pular refeições dificulta a perda de peso. O corpo armazena e gasta menos energia. Por isso, não deixe de comer. Equilibre o seu corpo consumindo alimentos regularmente."

-Comer pouco durante o dia e se esbaldar à noite.
"Quanto mais fracionadas as refeições, o emagrecimento será mais harmônico. O ideal é fazer uma média de cinco a seis refeições diárias."

-Não fazer um plano equilibrado de alimentação.
"Mantenha na alimentação os macronutrientes, como fontes de proteína magra, carboidratos, cereais e alimentos integrais (arroz, massas), legumes e frutas. É importante também observar a diversidade e os nutrientes dos alimentos para uma dieta eficaz. Nada de refeições com pouca variedade, como as com apenas tomate, alface e carne."

-Não fazer exercícios e não mudar hábitos.
"A dieta tem que ser casada com qualidade de vida, exercícios e um plano equilibrado de alimentação."

-Culpa nas escorregadas.
"Este sentimento não faz bem para quem está de dieta. Num regime é preciso também ser flexível, não se tratar de forma rígida. Escorregou, tudo bem. Da próxima vez, faça escolhas mais eficientes na alimentação e exercícios."

-Dietas da moda.
"Estas dietas são prejudiciais a longo prazo, já que podem causar o tão temido "efeito sanfona", que dificulta o emagrecimento pela volta aos velhos hábitos assim que se perde peso."

Espero que essas dicas sirvam de alerta para que em vez de nos submetermos a torturas optemos por um hábito mais saudável, corpitcho é consequência disso! FOCO, DETERMINAÇÃO e PERSEVERANÇA à todos nós! 

Bj carinhoso. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...