sexta-feira, 31 de maio de 2013

10 Mitos e Verdades Sobre a Musculação.


Uma das atividades mais populares é a musculação, as academias estão sempre lotadas! Agora levante o primeiro peso quem nunca ouviu inúmeras e muitas vezes diferentes teorias sobre essa atividade. Eu fico tão confusa que hoje dedico este post a alguns mitos e verdades que envolvem a queridinha musculação.


1. Musculação não emagrece.
Como qualquer outra atividade, ela promove gastos calóricos, sem contar que seu metabolismo basal será estimulado. Massa magra (músculos) gasta mais energia em repouso do que massa gorda (gordura), isto quer dizer que mesmo durante uma noite de sono o seu corpo estará queimando.

2. Quando eu parar com os treinos vai cair tudo.
Os músculos não caem, eles ficam lá guardados e quando você voltar, dependendo do histórico do treino, e do tempo afastado, ele voltará ao primeiro estímulo. Durante esse tempo longe, lembre-se em cuidar da alimentação para não se encher de comidas "vazias", não nutritivas. Assim seu retorno será mais produtivo. Caso você nunca mais pense em voltar, o seu corpo vai voltando ao que era antigamente.

3. Musculação dá varizes.
Elas aparecerão independentemente de que se faça a musculação, ou não, por determinações genéticas. A musculação não prejudica como favorece melhor circulação sanguínea e bombeamento do sangue para o coração. Ainda vale lembrar que durante o treinamento, o nosso organismo desvia grande parte do volume sanguíneo para a região trabalhada, aumentando a vascularização e oxigenação local.

4. Posso fazer musculação todos os dias?
Certamente que sim. Quem faz musculação diariamente divide o treino por grupos musculares, tornando-o mais curto e mais agradável. sem sobrecarregar o organismo.

5. Musculação deixa a mulher masculinizada. 
Homens têm maior crescimento muscular do que as mulheres por apresentarem maiores quantidades de certos hormônios em sua constituição, como por exemplo, a testosterona. Mulheres podem ficar despreocupadas, pois a proporção da testosterona em nós é 40 vezes menor, a não ser que você opter em fazer uso de anabolizantes.

6. É preciso mudar os treinos regularmente. 
Existe a ideia de que é necessário "surpreender" os músculos com exercícios diferentes, para que eles não se acomodem ao esforço. Independentemente dos exercícios praticados, os músculos funcionam sempre na mesma direção, esteja a usar halteres ou barras. É importante aumentar a carga progressivamente, para que os músculos respondam ao novo esforço.

7. É preciso esperar três meses para ver os primeiros resultados da musculação?
Mentira. Alguns resultados são imediatos, como a melhora da mecânica corporal (a maneira de executar exercícios) e da autoimagem corporal.

8. Crianças e adolescentes não podem fazer musculação. 
Mentira. Hoje em dia, existem métodos de treinos adaptados para cada nível de estágio do desenvolvimento físico da pessoa. A musculação deve ser complementada com atividades que estimulem a coordenação motora.

9. Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.
Mentira. Sentir muita dor é sinônimo de trabalho muscular feito erradamente ou em excesso, asma dos limites do corpo. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

10. Abdominais podem ser feitos todos os dias.
Mentira. As pessoas insistem em tratar de maneira diferente os músculos da barriga. E acham que podem exercitá-lo pelo tempo que aguentarem - tudo em nome do visual "tanquinho". Assim como outros grupos musculares, eles precisam de, no mínimo, um dia de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Caso contrário, sacrifício em vão.

Espero que essas dicas possam ajudar de alguma forma. E aí, firmes em manter hábitos saudáveis? Espero que sim! Bjs. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...